Massacre de Trabalhadores Rurais no Pará, completa 16 anos de Impunidade.

Massacre de Trabalhadores Rurais no Pará, completa 16 anos de Impunidade.
‎"Quem não recorda o passado está condenado a repeti-lo."
Há 16 anos, 21 trabalhadores do campo foram assassinados na cidade de Eldorado dos Carajás, no Pará. Na tarde do dia 17 de abril de 1996, cerca de 1100 sem-terra interditavam a rodovia PA-15
Do gabinete do então governador Almir Gabriel saiu a ordem de “desobstrução da via”, encaminhada pelo secretário de Segurança Pública, Paulo Sette Câmara, e executada com truculência pela polícia militar do estado do Pará, em ação comandada pelo Coronel Mário Colares Pantoja e o Major José Maria Pereira Oliveira.0 em marcha rumo à capital para exigir a desapropriação da fazenda Macaxeira, em Curionópolis (PA), ocupada por 1.500 famílias havia 11 dias.

O uso abusivo e truculento de força policial é comprovado pelos depoimentos, fotos e laudos periciais sobre a tragédia. A perícia judicial divulgou laudo onde concluiu que os sem-terra foram executados com tiros à queima-roupa, pelas costas ou na cabeça, com golpes de machado e facão no momento em que já estavam rendidos pela polícia.

Dos 155 acusados, 142 foram absolvidos, 11 foram retirados do processo e apenas dois - o Coronel Mário Colares Pantoja e o Major José Maria Pereira Oliveira - foram condenados. O então Governador e o Secretário de Segurança Pública, responsáveis políticos pela chacina, não foram sequer indiciados.

Em 2002, o Coronel Mário Colares Pantoja e o Major José Maria Pereira Oliveira foram condenados a 228 e 154 anos de prisão. No entanto, apesar da sentença, os dois respondem em liberdade, sem previsão para execução da pena.

No governo de Ana Julia Carepa, famílias que foram vitimas das atrocidades feito pela Policia Militar do Pará no massacre de Eldorado dos Carajás, obtiveram do governo as indenizações, porém o MST e todos os movimentos sociais unidos com Movimento em Defesa dos Direitos Humanos, clamam mesmo é por "JUSTIÇA"

Ficam nosso maiores sentimentos de revoltas contra a justiça brasileira que privilegiam as grandes elites contra povo humilde que lutam por Terra, Trabalho e Justiça.
Rodrigo Leite.

+ Lidas da Semana

Listão completo dos aprovados da UFPA

Revista divulga times dos principais jornalistas esportivos !!

Memórias de Santa Luzia do Pará