CARTÃO SUS – NÃO HÁ NECESSIDADE DE FILAS

Não nenhuma necessidade das pessoas irem aos Postos de Saúde pela madrugada para obter o Cartão SUS. Ele será feito continuamente e não tem prazo para ser finalizado o cadastro.
O Cartão Nacional de Saúde é um instrumento que possibilita a vinculação dos procedimentos executados no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS) ao usuário, ao profissional que os realizou e também à unidade de saúde onde foram realizados. Para tanto, é necessária a construção de cadastros de usuários, de profissionais de saúde e de unidades de saúde. A partir desses cadastros, os usuários do SUS e os profissionais de saúde recebem um número nacional de identificação.

Mas não necessidade de filas, como explica a enfermeira Karina Altafim Figueiredo Pagotto, do DRAC, uma das responsáveis pelo Cartão SUS em Paragominas:

“Infelizmente há pessoas indo aos postos de saúde durante a madrugada, criando filas desnecessárias para fazer o CARTÃO e não há necessidade disso.

Queremos informar que o CARTÃO será feito nos postos continuamente, pois todas as consultas e procedimentos serão feitas mediante o CARTÃO, mas se a pessoa não possuir, um profissional do posto o fará. Se houver alguma emergência e alguém for encaminhado ao Hospital Municipal, lá também há um profissional para fazer o CARTÃO SUS”.

Em suma, não há necessidade de filas pela madrugada no postos. O CARTÃO será feito, em cada posto, no Hospital Municipal, TFD e Conselho Municipal de Saúde e, em casos de urgência, na própria Secretaria Municipal de Saúde.

+ Lidas da Semana

Revista divulga times dos principais jornalistas esportivos !!

Listão completo dos aprovados da UFPA

Jovem agredida em Portugal é de capanema