Santa Luzia adere ao programa VIGIÁGUA

Secretária de Saúde Vânia Blandtt, assinando o termo de adesão ao programa
O Programa VIGIÁGUA no Pará não vem demonstrado a qualidade da água fornecida a população. seja nos Sistemas de Abastecimento ou nas Soluções Alternativas Individuais ou coletivas.

O não funcionamento adequado desse programa faz com que não se conheça possíveis problemas na água fornecida, no aspecto físico-químico como no bacteriológico, levando a não correção dessas situações, e consequentemente a elevação da incidência de agravos transmissíveis através de veiculação hídrica.

A principal causa para anão execução a contento do VIGIÁGUA tem sido problemas tanto no nível de gestão estadual, no processo de monitoramento e avaliação, como na gestão municipal, que não tem garantido a operacionalização das atividades (principalmente pelo não fornecimento de insumos básicos conforme Portaria 3.252 GM IMS de dez de 2009).


A Resolução N° 02 de 04 de janeiro de 2012 da Comissão Intergestores Bipartite do Sistema Único de Saúde do Pará (CIB-SUS-PA), a qual aprova a estratégia de reorganização do financiamento para aquisição de insumos de coleta de água e análise laboratorial que tem como principal objetivo facilitar a aquisição desses insumos pelo nível estadual.

Até o mês de março a coordenação de Vigilância em Saúde Ambiental espera ter concluído o processo de compra dos referidos insumos, e os sacos coletores de água serão fornecidos pela SESPA aos municípios que assinarão o referido termo.

+ Lidas da Semana

Revista divulga times dos principais jornalistas esportivos !!

Listão completo dos aprovados da UFPA

Caso Isabella: Relembre