Círio de Bragança

Por @correioluziense  
Há mais de um século os bragantinos veneram Nossa Senhora de Nazaré. Todo segundo domingo de novembro, milhares de pessoas ganham as ruas da cidade de Bragança - nordeste do Pará - para homenagear a Virgem de Nazaré. O Círio de Bragança é considerado um dos três maiores eventos religiosos realizados no Pará, tamanha a devoção que os bragantinos têm em Nossa Senhora.

                          PROGRAMAÇÃO

- Cartaz do Círio / 28 de agosto: Lançamento do Cartaz do Círio 2011.

- Missa de Envio / 07 de outubro: Na Catedral, às 18h45, Missa da Benção e Envio das Imagens da Virgem de Nazaré para as peregrinações nas famílias.
- Peregrinações da Virgem de Nazaré / 18 de outubro a 09 de novembro: peregrinação da Imagem da Virgem de Nazaré a entidades, associações, escolas e clubes de serviço, sob a responsabilidade da Guarda de Nazaré.

- Ciclo Romaria /19 de novembro: Saída da Catedral, às 19h, percorrendo as principais ruas da cidade.

- Círio Rodoviário / 11 de novembro: Carreata saindo da frente da Igreja de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, às 19h, levando a imagem da Virgem de Nazaré até a Capela da Comunidade do Camutá.

- Círio Fluvial / 12 de novembro: Saída do porto do Camutá e Mirante de São Benedito para o cais de Bragança, de acordo com o horário da maré, conduzindo a Imagem da Virgem de Nazaré até a Capela do Instituto Santa Teresinha.

- Trasladação / 12 de novembro: Missa na sacada do Instituto Santa Teresinha às 19h, seguida de Procissão, levando a Imagem da Virgem de Nazaré percorrendo o itinerário de costume até a Igreja de São Benedito.

- Círio de Nazaré / 13 de novembro: Missa na Igreja de São Benedito às 6h, seguida da Procissão do Círio, às 7h15, levando a Imagem da Virgem de Nazaré na Berlinda e concluída com Missa campal em frente à Residência Episcopal, presidida pelo Bispo Diocesano de Bragança, Dom Luís Ferrando.

- Círio Musical e Cultural / 19 a 20 de novembro: Ao lado da Catedral, com animação e louvor, teatro e música, com a participação de ministérios de música e arte, pastorais e serviços.

- Romarias / 14 a 19 de novembro: Romarias saindo da Catedral, às 05h30 para um determinado bairro/comunidade (conforme escala), concluída com Missa. Às 19h, retorno para a Catedral, concluindo com Missa, pregação e confissões.

- Círio das Crianças / 20 de novembro: Procissão saindo da Capela de Nossa Senhora da Glória, às 7h30 para a Catedral, concluindo com a Missa rádio-transmitida.

- Recírio / 20 de novembro: Missa na Catedral às 19h, seguida de Procissão conduzindo a Imagem da Virgem de Nazaré para o Instituto Santa Teresinha, de onde será dada a benção final da sacada do Colégio, encerrando as Festividades do Círio 2011.

+ Lidas da Semana

Revista divulga times dos principais jornalistas esportivos !!

Listão completo dos aprovados da UFPA

Caso Isabella: Relembre