O melhor discurso na formatura do Proinfantil foi de Santa Luzia do Pará

Maria Madalena de Jesus Sousa.
Professora da Educação infantil de Santa Luzia do Pará f
oi a mais aplaudida de pelos presentes na UFPA na ultima sexta(21).
Confira na integra.
Excelentíssimo senhor governador Simão Jatene, Ilustríssimo senhor diretor da UFPA (Universidade Federal do Pará), Ilustríssima Senhora Coordenadora do Programa PROINFANTIL no estado do Pará, Ilustríssimo professores Formadores e Coordenadores das AGFs do Programa de Formação Inicial para Professores em exercício na Educação Infantil, Ilustríssimos Articuladores Pedagógicos, Ilustríssimos Tutores e Tutoras, ilustres Paraninfos, caros colegas Formandos, Senhores e Senhoras presentes, boa noite!
É com enorme satisfação e alegria, que hoje nos reunimos para festejar a tão sonhada conquista de nossa formatura. Hoje todos nós somos vencedores, pois, conseguimos superar os desafios e as barreiras que nos foram impostas ao decorrer de nossa trajetória de dois anos de muito esforço, estudo, sacrifício e dedicação.
No dia 20 de julho de 2009, iniciamos os estudos nesse maravilhoso programa chamado PROINFANTIL. Cheios de esperanças, e com grande entusiasmo, pois, seria um curso que nos qualificaria como professores aptos a está em sala de aula, segundo a Lei de Diretrizes e Bases da Educação nacional
( LDBEN), lei 9394/96, em seu Artigo 62, admite como formação mínima aquela oferecida em nível médio na modalidade Normal.
Através do PROINFANTIL, todos nós percebemos com clareza o verdadeiro papel do professor, principalmente o professor de Educação Infantil, onde seu trabalho é “cuidar e educar”, pois, não podemos desagregar uma da outra. A Educação infantil é o alicerce para a Educação Básica, que se divide em Educação infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio.
O nosso papel enquanto professor vai além daquele de repassar o que está nos livros ou no conteúdo programático. Nós professores temos um papel importante para a sociedade, pois, ajudamos na construção de cidadãos participativos, autênticos, autônomos, críticos, conscientes de seus papeis na sociedade.
A cada jornada mensal, fomos nos conhecendo, interagindo e amadurecemos como seres humanos, construímos a base de nossa profissão e aperfeiçoamos as nossas práticas pedagógicas. Sabemos que para chegarmos até aqui, tivemos de enfrentar muitos problemas, dificuldades incontáveis. A distancia de casa, a saudade da família e muitas vezes a falta de apoio. As dificuldades em relação à aprendizagem dos módulos, as avaliações e dependências. Algumas pessoas não conseguiram chegar até aqui. No entanto para todos que estão aqui presentes é a hora de saborear o doce sabor da vitória.
Também é hora de por em prática tudo o que vimos na teoria, pois, somos profissionais competentes, capazes de fazer a diferença em nossa sala de aula com nossas crianças.
No PROINFANTIL, não tivemos apenas professores formadores, e sim pessoas especiais que acreditaram em cada um de nós professores cursistas. Transmitiram-nos conhecimento, nos incentivaram e com suas experiências nos tranqüilizavam quando nos encontrávamos aflitos diante do conteúdo.
Em uma breve reflexão, olhando para trás percebemos o quanto foi bom participar desse curso, pois, além do Diploma, ganhamos conhecimento de vida e amigos que levaremos para o resto de nossas vidas. Interagimos uns com os outros e a cada Encontro Quinzenal, abastecíamos as energias e nos sentíamos renovados para mais uma unidade de estudo.
Foi uma experiência indescritível, um aprendizado sem igual, que nos fez abrir os olhos e ver o futuro que nos espera, hoje muitos já estão cursando  uma faculdade na Plataforma Freire, e os que ainda não estão esperam ansiosos, por mais uma oportunidade.
Aprender nunca é demais e de tudo se tira um aprendizado, nesse momento podemos dizer que o PROINFANTIL nos proporcionou um conhecimento que foi além das áreas temáticas, aprendemos a ver o mundo social e cultural com outros olhos, tudo isso graças ao convívio com outras pessoas de municípios e culturas diferentes.
Foram muitas as manifestações culturais, que marcaram nossa passagem pela AGF Capanema. As noites Culturais, jamais serão esquecidas, e estarão sempre presentes em nossas lembranças, pois, todos os momentos felizes ficarão imortalizados em nossas memórias e em nossos corações.
Assim como este momento em que todos nós estamos reunidos nessa tão esperada data, a nossa formatura, sei que na cabeça de cada um, há um turbilhão de idéias, propostas e ações para serem executadas nas práticas pedagógicas, pois, o PROINFANTIL nos preparou para sermos instrumentos de mudança e construção, com dignidade, criatividade, perseverança e competência na prática pedagógica. Enfrentando os desafios que a educação nos propõe em qualquer ambiente educacional e onde haja possibilidade de transformação mutua, buscando uma educação libertadora, integral, crítica e ética, promovendo a educação integral do ser humano em todos em todos os aspectos.
Hoje é o dia de olhar o passado, viver o presente e programar o nosso futuro, pois, nossa vida como professores, passou por uma divisão marcante entre antes e depois do PROINFANTIL, esse curso que deixa saudades para todos nós.
Somos a 1ª turma a concluir este curso, que vem dando chances e qualificando os professores da Educação Infantil.
Obrigado aos nossos grandes professores, articuladores, tutores e aos diretores das escolas que nos receberam em seus estabelecimentos de ensino durante os dois anos que o curso durou.
Agradecemos aos nossos familiares que nos ajudaram que nos deram apoio, sem eles não teríamos conseguido. Nossos agradecimentos aos maridos, esposas e filhos. Sabemos que não foi fácil, deixar a família, durante as jornadas mensais, e o que mais nos preocupava eram as nossas crianças.
E hoje estamos todos reunidos para celebrar a vitoria, a conquista de um Diploma que muitas vezes foi à causa da ausência de mãe, pai, avó, namorada e namorado.
Porém o PROINFANTIL só fez crescer e durante o curso tornou-se comum encontrarmos professoras cursistas, mas acima de tudo mães, no sublime ato de amamentar. E hoje também encontramos professoras que estão colando grau grávidas, no entanto elas não estão sozinhas, pois, também encontramos professoras formadoras, que hoje estão mais belas do que nunca, pois, trazem no ventre o milagre da vida.
Pela dádiva da vida, pela saúde a nós concedida, pelas conquistas e vitorias, agradecemos a Deus e pedimos sabedoria para continuar nossa caminhada pelos caminhos do conhecimento, em busca de sermos profissionais atuantes e comprometidos com o ensino.
Agradeço a todos a oportunidade que me foi dada de representá-los nesse dia. E finalizo com o refrão de uma música que é conhecida de todos. “ Tô, tô, tô, tô no PROINFANTIL, ensinando a criançada, ensinando a criançada.    
Maria Madalena de Jesus Sousa.

+ Lidas da Semana

Caso Isabella: Relembre

Revista divulga times dos principais jornalistas esportivos !!

Listão completo dos aprovados da UFPA