Ana Júlia anuncia Anivaldo Vale como vice

O presidente estadual do Partido da República (PR/PA) Anivaldo Vale será candidato a vice-governador em dobradinha com a governadora Ana Júlia Carepa (PT). A decisão tomada ontem no começo da tarde, em reunião realizada no Palácio dos Despachos, entre o próprio Vale, o atual chefe da Casa Civil, Everaldo Martins, o ex-titular deste cargo, Cláudio Puty, além do presidente estadual do PT, João Batista.
O acordo do PT com o PR fecha mais um ciclo de articulações para chapa majoritária, visando a reeleição da governadora. A partir de agora se inicia outra longa jornada para fechar o acordo para a segunda vaga de senador. “Vamos trabalhar para ganhar a eleição. Acredito que o governo é prioridade e vamos continuar as conversações com o PMDB”, afirmou Anivaldo Vale, após o anúncio de sua pré-candidatura.
Ele informou que a governadora vai continuar as negociações com outras legendas, mas acredita que o PMDB poderá se juntar ao PT e PR para disputar a vaga de senador, mesmo já tendo apresentado pré-candidato ao governo do Estado, o atual presidente da Assembleia Legislativa, Domingos Juvenil.

ENCONTRO

Em maio, o PR realizou encontro estadual e lançou a pré-candidatura de Anivaldo Vale ao governo. Mas, segundo Vale, o partido ouviu suas lideranças em todo o Estado e, após muito debate, resolveu aceitar compor com o PT, achando que é melhor politicamente concorrer ao lado da governadora.
Em 2008, o partido elegeu 17 prefeitos municipais, mas um deles foi afastado do cargo, por isso atualmente a legenda conta com 16 prefeitos que, segundo Anivaldo Vale, participaram da decisão do PR em compor a chapa majoritária com o PT para concorrer às eleições 2010. Após o anúncio de sua candidatura para vice-governador, Vale também avisou que a convenção do PR será realizada dia 30, junto com a convenção do PT. Até lá, ele espera ter fechado uma grande aliança com partidos relevantes no Pará, como PMDB, PDT e PTB e outros menores também.
Anivaldo é vice-prefeito licenciado de Belém, é empresário e já foi presidente do Banco da Amazônia e superintendente do Banco do Brasil. Em 2006, seu filho, Lúcio Vale, foi eleito deputado federal. O presidente do PT , João Batista, classificou a aliança com o PR como uma contribuição muito importante para a reeleição de Ana Júlia e disse que também vai ajudar na eleição de Dilma Rousseff à presidência da República.
No Pará o PR conta com lideranças importantes, como o próprio Lúcio Vale, além dos deputados estaduais, Adamor Ayres e Júnior Hage e mais 16 prefeitos municipais. Porém, a maior liderança do partido na Amazônia, além de Anivaldo Vale é o ex-ministro dos Transportes e ex-prefeito de Manaus, Alfredo Nascimento.
Segundo Batista, já fecharam acordo com o PT para concorrer às eleições 2010 no Pará, além do PR, o PSB, PCdoB, PV, PRB, PSC e PHC. O PT continuará as negociações com o PDT e PP, além do PTB, do prefeito Duciomar Costa e o DEM, do deputado federal Vic Pires Franco.
Segundo a governadora Ana Júlia, o PR é um partido que agrega. “Tem deputados estaduais, 17 prefeitos, vereadores e lideranças em todo o Estado. Tudo o que soma é positivo para nós”. (Diário do Pará)

+ Lidas da Semana

Caso Isabella: Relembre

Revista divulga times dos principais jornalistas esportivos !!

Listão completo dos aprovados da UFPA