Provinha Brasil: Gestores municipais respondem a avaliação sobre o instrumento.

Municípios de todo o país podem dar sua opinião sobre a aplicação da Provinha Brasil, que mede o nível de alfabetização de alunos do segundo ano do ensino fundamental. O Ministério da Educação enviou aos gestores municipais um questionário eletrônico sobre a eficácia do instrumento de avaliação. Eles podem responder até o dia 31.

Até agora, 1.288 cidades já responderam às perguntas. A pesquisa é espontânea – já que os municípios não são obrigados a aplicar a Provinha Brasil – e serve para o MEC obter informações sobre a utilização do teste pelo professor e pelo gestor.

“Estamos tendo um retorno positivo; os municípios estão interessados em avaliar a provinha”, informou Edna Borges, coordenadora-geral de ensino fundamental da Secretaria de Educação Básica (SEB) do MEC. “É um sinal de que consideram o instrumento importante.”

O questionário é dividido em duas partes. Na primeira, há perguntas sobre o processo de distribuição dos conjuntos da Provinha Brasil e na segunda, questões que abordam a forma como o professor utiliza o material. As perguntas devem ser respondidas pela equipe da secretaria de educação que é responsável pela coordenação da aplicação no município.

Segundo Edna Borges, o questionário permite perceber se os municípios têm, de fato, aplicado a Provinha Brasil e como têm trabalhado os resultados obtidos com o teste. O objetivo da prova, que é aplicada duas vezes por ano, é detectar problemas do processo de alfabetização das crianças e melhorar a qualidade do letramento inicial.

A partir das respostas já recebidas, foi possível perceber que uma das demandas dos gestores é por receber o material impresso mais cedo – logo no início do ano. Até então, o conjunto da Provinha Brasil era enviado aos municípios entre o final de fevereiro e início de março. “Já nos reunimos com o Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais) para adequar nosso calendário a essa demanda”, disse a coordenadora.

A Provinha Brasil já está em sua terceira edição. Desde 2008, o Ministério da Educação envia os conjuntos impressos da prova para as secretarias de educação. O teste serve tanto para diagnosticar a alfabetização dos meninos e meninas quanto para aperfeiçoar a formação de professores alfabetizadores.

Para outras informações sobre o questionário da Provinha Brasil, a equipe municipal pode ligar para o telefone (61) 2022-8433.

+ Lidas da Semana

Revista divulga times dos principais jornalistas esportivos !!

Listão completo dos aprovados da UFPA

Memórias de Santa Luzia do Pará